Leia esta newsletter em 8 idiomas
 
ABRIL 2005 •Vol 2, No 4
Presença • Despertar • Centros Superiores • O Amado • Deus
Estar Presente

Publicado pela Fellowship of Friends



Prolongando a Presença

A lembrança de si é possível em qualquer momento que você lembrar de dividir a atenção e estar presente. Mesmo assim, para alcançar todo o potencial da lembrança de si, há que se fazer mais do que a tentativa ocasional de estar presente. É preciso prolongar a presença com o objetivo de torná-la cada vez mais continuada.

Como disse Ouspensky: “O principal é a continuidade. Lampejos podem acontecer, mas é necessário esforço para haver continuidade. Se quisermos ter períodos mais prolongados de consciência de si e não apenas lampejos, temos que entender que eles não surgem por si mesmos, é necessária a ação da vontade.” Ele estava referindo-se ao esforço realizado pelos ‘Eus’ de trabalho para manter a lembrança de si e prolongar a presença.

Em geral apenas um ‘eu’ de trabalho é necessário, como por exemplo: “divida a atenção”, para voltar ao presente. Mas isto não é suficiente para manter-nos no presente. Prolongar a presença requer uma série de ‘eus’ de trabalho, que juntos podem sobrepujar o movimento inercial da imaginação e dos ‘eus’ mecânicos. Por exemplo, podemos gerar uma série de ‘eus’ de trabalho como: “Esteja presente. Divida a atenção. Evite a imaginação. Não se identifique. Esteja onde você está. Veja o que está à sua frente. Não tenha pressa de passar por este momento.”

‘Eus’ de trabalho não são complicados ou ansiosos. São calmos, claros, firmes. Pacientemente promovem e prolongam a presença da melhor forma possível, dada a circunstância. É também importante entender que os ‘eus’ de trabalho por si mesmos não são o estado de presença que promovem. Em linguagem do sistema, os ‘eus’ de trabalho são pensamentos intencionais originados nas partes intelectuais dos centros no intento de promover a presença silenciosa doscentros superiores.

Robert Earl Burton explica que a carta do tarô a Roda da Fortuna(X) ilustra como os ‘eus’ mecânicos giram interiormente para tomar o lugar da presença. Ele também diz que os ‘eus’ de trabalho fazem justamente o oposto; ‘giram’ em outra direção, não por satisfação própria, mas para promover e prolongar a presença. No entanto, isto nunca acontece por si. Se pararmos de fazer um esforço consciente para gerar ‘eus’ de trabalho e estarmos presentes, a imaginação imediatamente nos leva numa direção mecânica, tomando o lugar da presença.

Ao falar disto recentemente, o Sr. Burton citou Hafiz, que disse: “Alguém te roubará se não ficares junto ao Amado”. O Sr. Burton adiciona: “Quando você não promove a presença, segue cada ‘eu’, cada tema da imaginação. Tudo se resume a estar fora da imaginação a cada momento.”

Estar presente no momento é surpreendentemente simples, mas prolongar a presença momento a momento é muito difícil, como tem que ser. Isto é o que Rodney Collin quis dizer quando escreveu: “Quando vemos que podemos nos lembrar de nós mesmos apenas poucos segundos por vez, parece desprezível. Mas precisamos entender que a dificuldade existe pois é o início de um novo estado para nós, a chave de um novo mundo. Se fosse fácil e se os resultados viessem mais rapidamente, não teria a importância que tem".

A maneira de descobrirmos a importância deste ‘mundo novo’ é retornar repetidamente à lembrança de si e prolongar a presença tanto quanto possível. Ibn Arabi disse: “Meu coração adere à porta da Presença Divina, aguardando pacientemente pelo que virá quando a porta for aberta.”


Veja nosso site em 8 línguas
   English English        Deutsch Deutsch      Español Español
  Français Français       Italiano Italiano      Magyar Magyar
  Português Português     Russian Russian


Outros links de interesse em nosso site
• Vídeos de Robert Earl Burton ensinando
Leituras sugeridas sobre as idéias do Quarto Caminho
• Chaves esotéricas para a compreensão da Bíblia


Palestras introdutórias —mensais
Oferecemos uma série de palestras introdutórias em muitas cidades do mundo. Os interessados poderão:
• Nos Estados Unidos, telefonar para obter informações (1-800-642-0212),
ou
Encontre um centro próximo a você.

1— Os Alicerces do Quarto Caminho
• Lembrança de Si · Atenção Dividida · Consciência?
• Homem como Máquina · Muitos ‘Eus’ ?
• Obstáculos à Lembrança de Si · Trabalhando em uma Escola

2— A Teoria dos Centros (requer a palestra 1)
• Os quatro centros inferiores
• O centro sexual
• Os centros superiores
• A alma, o espírito

3— Promovendo e Prolongando a Presença
(requer as palestras 1 e 2)
Maneiras práticas para introduzir e manter a lembrança de si



Informação sobre filiação
A Fellowship of Friends é uma escola do Quarto Caminho com centros ao redor do mundo. A filiação renova-se mensalmente. Maiores detalhes:
Encontre um centro próximo a você.
• Email contact@beingpresent.org.

• Nos Estados Unidos, telefone a 1-800-642-0212.


Fonte de bronze. da Coleção da Fellowship of Friends.

Pensamentos sobre Prolongar a Presença
Assim que uma pessoa desperta por um momento e abre os olhos, todas as forças que o levaram a dormir começam a agir sobre ela com dez vezes mais energia; imediatamente ela volta a dormir.
George Gurdjieff
Assim que o Eu Real surge, imediatamente é afastado. Controle significa esforço a cada passo.
Peter Ouspensky
É difícil até lembrar de usar o sistema. A vida não tem sentido sem presença. Prolongar a presença é a maior das conquistas do universo.
Robert Earl Burton
Presença é o que chamamos de o Amado. Ligue as suas práticas diárias de lembrança uma a uma, como os elos de uma corrente.
Jalaluddin Rumi  
A lembrança continuada produz a transmutação gradual dos atributos do ser inferior em atributos de Deus.
Nurbakhsh
A consciência é a parte de uma pessoa que pode desenvolver-se em algo mais. Quando se torna continuada, a pessoa eleva-se a um outro estado, mais alto e sutil.
Qushayri
Se achaste o Amado, por que então o perdes em seguida? Põe de lado todas as imaginações e fica firme naquilo que és.
Kabir
Apenas Deus tem o direito de dizer ‘eu’.
Kharraz

Há apenas uma coisa a ser ganha nesta vida, que é lembrar de Deus a cada respiração, e apenas uma perda, que é respirar sem a lembrança de Deus.
Madani
Maomé então passou de véu em véu até passar por mil véus. Finalmente, abriu o Véu da Unidade.
Shah Naqshband


Contate-nos
Uma pergunta ou interesse? Escreva a editor@beingpresent.org

Encaminhar esta edição
Favor encaminhar a newsletter a alguém que possa ter interesse em conhecer o Quarto Caminho e a Fellowship of Friends.

Assinatura
Vá até o formulário de assinatura.

Envie-nos seus comentários
Esta newsletter é útil? Escreva-nos no formulário de resposta.

Ver edições anteriores

Retirar-me da lista de assinantes
Use o link ‘retirar-me de forma segura’ no rodapé da newsletter.


Fellowship of Friends
(uma organização sem fins lucrativos)
P.O. Box 100 · Oregon House, CA 95962
copyright © 2005 · todos os direitos reservados

Nenhum trecho desta newsletter poderá ser copiado, impresso, ou publicado em qualquer meio, sem a permissão por escrito da Fellowship of Friends.