Leia esta newsletter em outros idiomas  
 
JULHO 2006 • Vol 3, No 7
Presença • Despertar • Centros Superiores • O Amado • Deus

Estar Presente

Uma newsletter mensal para colocar as idéias do Quarto Caminho em prática.

 

Escreva ao editor

copyright © Fellowship of Friends, Inc.



Um lugar calmo em nós mesmos

Antes de começar a ler este artigo, páre por um momento. Sente-se. Deixe os muitos "Eus" de lado e tente dividir a sua atenção. Fique ciente de si mesmo e mantenha a atenção enquanto você repara nas coisas em sua volta. Varie seu olhar depois de alguns segundos para que você olhe para as coisas sem fixar pensamentos sobre o que você está vendo. Tente isto por mais ou menos 30 segundos.

Quando a atenção dividida é mantida desta forma - ou por mais tempo - ela começa a produzir uma calma interna. O movimento inercial do centro inferior diminui, os ruídos dos muitos 'Eus' se tornam quietos, e a presença começa a surgir. Como disse o mítico Sufi Rumi, "O sol enche de luz quando ele se encontra." É isto que acontece quando dividimos a atenção e a mantemos dividida. A Presença começa a se encontrar. À medida que isto acontece, saímos do segundo estado e entramos no ponto inicial do terceiro estado da consciência. Nós começamos a despertar.

Sr. Ouspensky descreveu este processo como entrando "em um lugar calmo dentro de nós mesmos." Ele disse, "Continue observando e você encontrará um lugar em você mesmo que é calmo, tranqüilo, e que nada pode te disturbar. Este lugar calmo não é uma metáfora, é um lugar muito real - é somente difícil achar o caminho até ele. Mas, se fizer isto várias vezes, será capaz de lembrar de alguns passos, e pelos mesmos passos poderá chegar lá novamente.

A idéia principal, logicamente, é para "chegar lá novamente" porque este lugar calmo em nós mesmos é que faz os seres humandos tão especiais no universo. É neste lugar - e somente neste lugar - que podemos cultivar um estado de presença além das palavras, que é capaz de florescer em estados superioers de consciência.

(Neste ponto da leitura, páre novamente por alguns momentos e tente restabelecer a atenção dividida. Ler novamente o primeiro parágrafo deste texto pode ajudar antes de continuar.)

No segundo estado de consciência, sem atenção dividida, a porta para o lugar calmo em nós mesmos está fechada e sua entrada está bloqueada. A coisa mais importante bloqueando a entrada é a imaginação - o véu constante de "Eus" que nos mantém longe de encontrar o caminho para a presença. A outra barreira é a identificação que tem um controle grande sobre nós e nossa atenção não-dividida nunca consegue se libertar para conseguir estabelecer a presença, muito menos prolongá-la. E a mesma coisa acontece com emoções negativas e conversa desnecessária, outras barreiras para a presença.

Mesmo sabendo sobre todas estas barreiras, isto não é suficiente para poder vencê-las. Temos que aprender os passos exatos que nos levam à presença. Temos que saber qual é o primeiro passo, o segundo, o terceiro, e assim por diante. Temos então que juntar estes passos como os aros de uma corrente de um esforço consciente. Como o Sr. Ouspensky disse, "Controle significa esforço em todos os passos."

Sr. Ouspensky disse também que, "Continuidade é a coisa principal." Ele disse, "Vislumbres [de presença] podem acontecer, mas para dar continuidade precisamos de esforço." Em outras palavras, esforços periódicos para dividir a atenção não são suficientes para alcançarmos o lugar calmo em nós mesmos. Temos que manter a atenção dividida, temos que fazê-lo repetidamente, e temos que lembrar porque estamos fazendo-o.

Tudo isto - aprender os passos que nos levam à presença, aprender a reconstituí-los muitas e muitas vezes, e entender para onde eles nos levam e para qual finalidade - tem sido sempre o trabalho especial das Escolas. Como o Sr. Ouspensy disse, é por isso que as Escolas existem.


Veja o nosso web site em 9 línguas

English English    Deutscg Deutsch    Español Español    Français Français

Italiamp Italiano    Magyar Magyar    Português Português    Russian Russian

Czech Czech


Palestras introdutórias

Oferecemos duas palestras introdutórias em várias cidades do mundo. Os interessados poderão:

• Nos Estados Unidos, telefonar para obter informações (1-800-642-0212),
ou
Encontre um centro próximo a você.

1— Uma Introdução ao Sistema
• O sistema é antigo, um conhecimento objetivo
• Homem como microcosmo pode transcender a si mesmo
• As Escolas usam métodos precisos para o despertar

2— Os Quatro Centros Inferiores
• Observações sobre o funcionamento dos centros inferiores
• Reconhecendo quando os centros inferiores tomam o lugar da presença
• Usando os centros inferiores para alcançar os centros superiores


Informação sobre filiação

A Fellowship of Friends, Inc. é uma escola do Quarto Caminho com centros ao redor do mundo. A filiação renova-se mensalmente. Para maiores detalhes:

•Email contact@beingpresent.org

- Ou
• Ligue 1-800-642-0212


Túmulo Egípcio com uma estátua de um Faraó olhando para dentro. (Esta imagem foi reproduzida aqui com finalidade exclusivamente educacional e não para qualquer outro propósito.)

Sobre o lugar calmo em nós mesmos
É mais fácil encontrar a si mesmo em silência do que num discurso.
Robert Earl Burton
A verdadeira arte produz o silêncio divino na alma.
Hafiz   
Nossa mente é pura e simples, então quando descartamos todos os pensamentos estranhos dela, ela entra na Luz Divina pura e simples. Quando passamos através dela, é seguido por uma quietude que comtepla tudo.
Sćo Simećo, o Novo Teólogo
Todas as portas se mantêm fechadas, exceto para aquele que entra pela porta da lei.
Ahmad Ibn Ajiba
Contentamento é a calma do coração no meio de problemas.
Qushayri
Venha e sente no aposento mais interior, onde estará a salvo do que furta o amor. Venha para esta mesa de quietude.
Rumi
Eu sou o silêncio que é incompreensível.
Evangelhos Gnósticos, Nag Hammadi
O silêncio é o sinal seguro de que você morreu. Sua vida velha era uma corrida frenética para longe do silêncio.
Rumi
Quando cessarem as palavras e você puder suportar o silêncio, este então é o momento para tentar ouvir o que os olhos do Amado querem dizer.
Hafiz


Contate-nos
Uma pergunta ou interesse? Escreva a editor@beingpresent.org

Encaminhar esta edição
Favor encaminhar a newsletter a alguém que possa ter interesse em conhecer o Quarto Caminho e a Fellowship of Friends.

Assinatura
Vá até o formulário de assinatura.

Envie-nos seus comentários
Esta newsletter é útil? Escreva-nos no formulário de resposta.

Ver edições anteriores

Favor retirar meu nome da lista de assinantes
Use o link ‘cancelar de forma segura’ ou contate-nos.


A Fellowship of Friends, Inc.
(organização religiosa sem fins lucrativos)
P.O. Box 100 · Oregon House, CA 95962
copyright © 2006 · todos os direitos reservados

Nenhum trecho desta newsletter poderá ser copiado, impresso, ou publicado em qualquer meio, sem a permissão por escrito da Fellowship of Friends, Inc.