Leia esta newsletter em outros idiomas  
 
JANEIRO DE 2006 • Vol 3, No 1
Presença • Despertar • Centros Superiores • O Amado • Deus
Estar Presente

Publicado pela Fellowship of Friends


Chegar à Presença  

Os esforços para promover a presença não são a presença propriamente dita. São faíscas. São reminiscências de um estado sem palavras, no qual o seu verdadeiro ser pode lembrar-se de si mesmo—estar presente. A explicação disto foi oferecida por Ouspensky quando disse: “A consciência é diferente do pensamento. Você pode usar o pensamento para dar um empurrão, e daí tornar-se consciente sem pensamentos”.

Este ‘empurrão’ é o trabalho dos ‘eus’ de trabalho—pensamentos intencionais que promovem e prolongam a presença. Por exemplo, o pensamento “leia com presença” é um incentivo ao esforço para dividir a atenção. Torna a lembrança de si definida e específica ao trabalho que está agora em nossas mãos. Em outras situações poderia ser “olhe com presença”, ou “caminhe com presença”, ou ainda, “fale com presença”. Como disse Robert Earl Burton, o fundador da Fellowship of Friends: um ‘eu’ de trabalho é igual a pensar consciente; um pensar que promove a presença no momento.

Outro exemplo: se você sai para uma rápida caminhada com o único objetivo de estar presente, quase imediatamente perceberá como surgem pensamentos mecânicos sobre o passado e o futuro, sobre algo que não está relacionado com o momento presente, mesmo algo que esteja no seu campo de visão durante a caminhada. Nenhum desses pensamentos, nenhum desses ‘eus’ são a presença. São distrações—ilusões—da presença; é preciso usar os ‘eus’ de trabalho para não nos distrairmos.

Seja qual for a situação, os ‘eus’ de trabalho interrompem o tráfego de ‘eus’ mecânicos. Eles afastam a imaginação e repetidamente têm o objetivo de estar presente. "Evite a imaginação". -a". “Não se envolva com este assunto” "Retorne agora ao presente".

Nunca é fácil introduzir ‘eus’ de trabalho em meio ao fluxo dos ‘eus’ mecânicos. Para isto é necessário preparo, prática e zelo. Mesmo assim, os ‘eus’ de trabalho nem sempre conduzem à presença. Por que? Porque os ‘eus’ de trabalho pertencem aos quatro centros inferiores. Existem no segundo estado de consciência e nem sempre têm ignição suficiente para dar partida ao terceiro estado.

Chegar ao terceiro estado significa ultrapassar os ‘eus’ de trabalho e alcançar a própria presença sem palavras. Com relação a isto, Burton diz: “Quando você tiver um ‘eu’ de trabalho, o que já é algo difícil, estará apenas na metade da luta. A outra metade é assegurar que a presença seja alcançada. Os ‘eus’ de trabalho não têm valor algum a menos que a presença seja alcançada. Você deve colocar-se por trás dos ‘eus’ de trabalho e estar presente.".

Buda disse o mesmo: Qualquer ato espiritual realizado sem convicção não produz frutos bons". Séculos depois, o Sufi Ibn Ajiba aconselhava: Não se satisfaça com nada até alcançar a divina presença". Ambos diziam, assim como todas as escolas também disseram, que o real resultado dos esforços é a própria presença.

Mesmo quando os ‘eus’ de trabalho têm êxito, a presença dura apenas alguns poucos segundos antes de ser substituída por pensamentos mecânicos. Como Ouspensky colocou: “Quando a lembrança de si aparece, ela é imediatamente esmagada.". Ele se referia à imaginação, que continuamente retorna, além de indicar que devemos sempre reafirmar os ‘eus’ de trabalho.

No entanto, para gerar ‘eus’ de trabalho é necessário um tremendo esforço, pois sempre relutamos muito em sacrificar nosso interesse e apego aos ‘eus’ mecânicos. Gostamos dos temas da nossa imaginação e apreciamos a tranqüilidade do segundo estado. Não nos sentimos inclinados a abandoná-los e prosseguir nossa existência sem eles. Podemos até extrair satisfação dos ‘eus’ de trabalho; mesmo assim, os ‘eus’ de trabalho são projetados para conduzir-nos para além do segundo estado, e assim também não podemos nos apegar a eles.

O trabalho das escolas sempre foi afastar a imaginação e usar os ‘eus’ de trabalho para ganhar domínio sobre a presença. Em nossa escola, desenvolvemos ‘eus’ de trabalho objetivos, que se apresentam e logo deixam espaço para o surgimento da presença. Cada vez mais colocamos ênfase na própria presença.

Robert Burton disse recentemente que no momento em que os centros superiores percebem ‘eus’ de trabalho objetivos, estão prontos a responder com presença. Adiciona ainda: “quando você eleva-se da imaginação à presença, verifica que aquilo em que pensava não importa; que os milhares de ‘eus’ mecânicos são uma atividade inconsciente e nebulosa; e que mesmo os ‘eus’ de trabalho pertencem ao segundo estado.


Veja o nosso web site em 10 línguas

 English English     Deutsch Deutsch     Español Español    Français Français    Italiano Italiano  

 Magyar Magyar     Português Português  Russian Russian
Czech Czech


Outros links de interesse em nosso site
•Vídeos de Robert Earl Burton
ensinando Leituras sugeridas sobre as idéias do Quarto Caminho
• Chaves esotéricas para a compreensão da Bíblia


Palestras introdutórias —mensais
Oferecemos uma série de palestras introdutórias em muitas cidades do mundo. Os interessados poderão:
• Nos Estados Unidos, telefonar para obter informações (1-800-642-0212),
ou
Encontre um centro próximo a você.

1— Um Panorama do Sistema?
• O sistema é antigo, conhecimento objetivo?
• Homem como microcosmo pode transcender a si mesmo
• As Escolas usam métodos precisos para o despertar

2— Os Quatro Centros Inferiores (requer a palestra 1)
• Observações sobre o funcionamento dos centros inferiores
• Reconhecendo quando os centros inferiores tomam o lugar da presença
• Usando os centros inferiores para alcançar os centros superiores

3— Promovendo e Prolongando a Presença
(requer as palestras 1 e 2)
O desenvolvimento do mordomo e das partes intelectuais dos centros
O centro instintivo como 'a mente por trás da máquina'
• Métodos específicos para promover e prolongar a presença


Informação sobre filiação
A Fellowship of Friends é uma escola do Quarto Caminho com centros ao redor do mundo. A filiação renova-se mensalmente. Maiores detalhes:
Encontre um centro próximo a você.
• Email contact@beingpresent.org.

• Nos Estados Unidos, telefone a 1-800-642-0212.


Ra, o deus egípcio do sol, simbolizando o surgimento bem sucedido da presença (A imagem é aqui reproduzida com finalidades exclusivamente educacionais e espirituais, não devendo ser utilizada por quaisquer outras razões).

Pensamentos sobre chegar à presença.
A meta é despertar a consciência.
George Gurdjieff
A evolução é sempre a evolução da consciência.
Peter Ouspensky
Temos dez mil ‘eus’ mecânicos e existe muita competição para colocar um ‘eu’ de trabalho entre eles; a imaginação é como uma erva daninha sufocando as sementes da presença. Vivemos em uma máquina que está em um estado quase permanente de imaginação. Isto leva a uma existência imaginária. O preço do despertar, no entanto, é abandonar o segundo estado.
Robert Earl Burton
Uma vez chamado, não busque permanecer no mundo por nenhuma razão; obedeça imediatamente ao chamado.
Filocália   
Muitos crêem nos ensinamentos das Escrituras, mas não têm forças para realizar o que foi escrito.
Filocália  
Não há valor na recitação a menos que as palavras que recitas tornem-se parte de ti sob a forma de ação.
Sábios Siríacos 
Você pode compreender intelectualmente um ponto de vista elevado; mas a menos que aja de acordo com seu significado, você poderá desviar-se do caminho.
Padmasambava
O verdadeiro conhecimento espiritual implica em ação; se não for assim, não é realmente conhecimento.
Ibn Arabi

Após o comando de Deus para ‘Ser’, torne-se melhor que as palavras..
Jalaluddin Rumi
 


Contate-nos
Uma pergunta ou interesse? Escreva a editor@beingpresent.org

Encaminhar esta edição
Favor
encaminhar a newsletter a alguém que possa ter interesse em conhecer o Quarto Caminho e a Fellowship of Friends.

Assinatura
Vá até o formulário de assinatura.

Envie-nos seus comentários
Esta newsletter é útil? Escreva-nos no formulário de resposta.

Ver edições anteriores

Retirar-me da lista de assinantes
Use o link ‘retirar-me de forma segura’ no rodapé da newsletter.


Fellowship of Friends
(uma organização sem fins lucrativos)
P.O. Box 100 · Oregon House, CA 95962
copyright © 2005 · todos os direitos reservados

Nenhum trecho desta newsletter poderá ser copiado, impresso, ou publicado em qualquer meio, sem a permissão por escrito da Fellowship of Friends.