Leia esta newsletter em outros idiomas  
 
MARÇO 2006 • Vol 3, No 3
Presença • Despertar • Centros Superiores • O Amado • Deus

Estar Presente

Uma newsletter mensal para colocar as idéias do Quarto Caminho em prática.

copyright © Fellowship of Friends, Inc.



Estar Presente e Falar  

Aprender a estar internamente presente—naquele estado de presença onde não existem palavras—começa com estar mais externamente em silêncio, falando menos. Por exemplo, podemos falar com menos freqüência, mais lentamente, com menor intensidade, e por períodos mais curtos de tempo. Esforços deste tipo, acompanhados pela atenção dividida, aumentam a nossa capacidade de promover e prolongar a presença. Isto é o que quis dizer Rodney Collin, discípulo de Ouspensky, quando escreveu: “É extraordinário quantas portas parecem abrir-se quando se abandona o falar”.

As palavras e a expressão de nós mesmos com o uso das palavras têm uma tendência especial de obscurecer a presença. De um lado, as palavras dão forma aos muitos "eus"; externalizá-los com a fala adiciona peso a eles. De repente, a palavra falada parece mais substancial que a presença sem palavras, até o ponto de subjugar a atenção dividida. Como observou Robert Earl Burton, fundador da Fellowship of Friends: "Quanto mais você falar, menor é a sua possibilidade de realizar aquilo que diz, pois a fala tem a tendência de substituir a realidade".

Isto também é verdade para o falar interior, que parece uma parede atrás da qual sem perceber nos escondemos. Embora possamos ser externamente calados, as nossas reações e o falar interior podem também substituir a presença tanto ou mais que falar externamente. Relacionado a isto, o sufi Al-Antaki disse: "A hora mais desastrosa para o falar ocorre quando o silêncio é melhor para você, e a hora mais desastrosa para o silêncio ocorre quando o falar seria melhor e mais útil a você".

Particularmente sobre o falar, Ouspensky disse: “Falamos, falamos e falamos sem nunca realmente notar, pois isto nos dá prazer e preenche o tempo. Evitar falar inútilmente—isto é trabalho em ser".

Isto também ocorre ao falar sobre o trabalho. Como Burton disse: "Quando você falar sobre o sistema tenha cuidado, pois poderá começar a tagarelar e perder a lembrança de si". Ele também comentou que "o centro instintivo gosta de ouvir o som da própria voz", referindo-se à parte intelectual do centro instintivo e como ela usa o falar para nos conduzir longe da presença. Fará isto mesmo quando outra pessoa está falando, e nós deixamos de ouvi-la com a imaginação do nosso próprio falar interior.

Para valorizar e prolongar a presença enquanto falamos, devemos ultrapassar a necessidade de expressar, defender ou justificar a nós mesmos com o que dizemos, da mesma forma como devemos ultrapassar nossa necessidade do silêncio como um esconderijo. Nos dois casos temos que lembrar do significado da lembrança de si: que nenhuma palavra externa ou interna é a presença; que as funções não são consciência; que estamos adormecidos sempre que o falar ou o não falar acontecem por si mesmos, sem a atenção dividida.

Existem também alguns métodos para promover a presença ao falar (além dos já mencionados no início deste artigo). Um destes é introduzir "eus" de trabalho antes de falar. Por exemplo: "Fale com presença". "Valorize a presença mais que as palavras". "Ouça sua voz com a atenção dividida". Firmar a presença logo no início é o melhor objetivo, mas também é possível perceber, no meio de uma sentença, o que está acontecendo e aí introduzir um "eu" de trabalho interno: "Volte". "Esteja aqui enquanto fala". "Não sacrifique a presença".

Outro método para promover a presença ao falar é minimizar nossos movimentos físicos. Por exemplo: não balance a cabeça, gesticule, ou mova o corpo em demasia. O propósito não é enrijecer os movimentos, mas controlar a tendência do centro motor a distrair-nos e substituir a presença.

Isto também se aplica aos centros emocional e instintivo, que geralmente funcionam em conjunto para obscurecer a presença. Por exemplo: expressões faciais ou tom de voz extremados; manifestar sarcasmo, crítica ou astúcia. Isto tudo pode parecer pouco, mas se você observar de perto verá como a imaginação é estimulada e substitui a presença.

Como disse o sufi Abu-Bakr: "O silêncio não está confinado à língua, mas liga-se ao coração e aos membros". Ensina também Robert Burton: "Tente estar presente quando falar, e ao terminar, tente estar presente em silêncio. Presença em silêncio prolonga a lembrança de si".


Veja o nosso web site em 9 línguas

 English English     Deutsch Deutsch     Español Español    Français Français    Italiano Italiano  

 Magyar Magyar     Português Português  Russian Russian
Czech Czech


Outros links de interesse em nosso site

• Vídeos de Robert Burton ensinando

Livros de Robert Burton e Girard Haven

• Chaves esotéricas para a compreensão da Bíblia


Palestras introdutórias —mensais
Oferecemos uma série de palestras introdutórias em muitas cidades do mundo. Os interessados poderão:
• Nos Estados Unidos, telefonar para obter informações (1-800-642-0212),
ou
Encontre um centro próximo a você.

1 — Um Panorama do Sistema
• O sistema é um antigo conhecimento objetivo
• O homem como microcosmo pode transcender a si mesmo
• As Escolas usam métodos precisos para o despertar

2 — Os Quatro Centros Inferiores (requer a palestra 1)
• Observações sobre o funcionamento dos centros inferiores
• Reconhecendo quando os centros inferiores tomam o lugar da presença
• Usando os centros inferiores para alcançar os centros superiores

3 — Promovendo e Prolongando a Presença
(requer as palestras 1 e 2)
• O desenvolvimento do mordomo e das partes intelectuais dos centros
• Métodos específicospara promover e prolongar a presença


Informação sobre filiação
A Fellowship of Friends, Inc. é uma escola do Quarto Caminho com centros ao redor do mundo. A filiação renova-se mensalmente. Maiores detalhes:
Encontre um centro próximo a você.
• Email contact@beingpresent.org.

• Nos Estados Unidos, telefone a 1-800-642-0212.


Anjo em bronze Coleção da Fellowship of Friends.

Pensamentos sobre a presença e o falar
Falamos demasiadamente. Se nos limitássemos ao que é realmente necessário, por si só isto já seria guardar silêncio.
George Gurdjieff
Passar tempo falando e rindo é uma das coisas mais mecânicas. Uma pessoa pode ser capaz de resistir a tudo menos a uma boa comida; outra resiste a tudo menos falar.
Peter Ouspensky   
Falar sem restrições sempre tem maus efeitos—a maior parte deles sobre quem está falando.
Rodney Collin
Quando você olhar à sua volta sem palavras, prolongará um estado sem palavras. Você também deve prevenir-se contra grupos de ‘eus’ que estão acostumados a substituir a lembrança de si.
Robert Earl Burton
O estado mais elevado está além do alcance dos pensamentos.
Upanishads   
Evite gesticular ao falar..
Chilon
 
O amante do silêncio aproxima-se de Deus, e Deus o alcança e o ilumina.
João da Escada
O primeiro passo na direção da liberdade espiritual é controlar a mente, parar de tagarelar e manter silêncio.
Buda
Não fale a menos que a sua fala tenha algum significado.
Ibn Arabi
 
Silêncio, nenhuma palavra. Estamos além das palavras..
Jalaluddin Rumi



Contate-nos
Uma pergunta ou interesse? Escreva a editor@beingpresent.org

Encaminhar esta edição
Favor
encaminhar a newsletter a alguém que possa ter interesse em conhecer o Quarto Caminho e a Fellowship of Friends.

Assinatura
Vá até o formulário de assinatura.

Envie-nos seus comentários
Esta newsletter é útil? Escreva-nos no formulário de resposta.

Ver edições anteriores

Retirar-me da lista de assinantes
Use o link ‘retirar-me de forma segura’ ou contate=nos.


A Fellowship of Friends, Inc.
(organização religiosa sem fins lucrativos)
P.O. Box 100 · Oregon House, CA 95962
copyright © 2006 · todos os direitos reservados

Nenhum trecho desta newsletter poderá ser copiado, impresso, ou publicado em qualquer meio, sem a permissão por escrito da Fellowship of Friends, Inc.