Leia esta newsletter em outros idiomas


 
Fevereiro 2007
Presença • Despertar • O Amado • Deus
copyright © Fellowship of Friends, Inc.

Os dois mundos

Às vezes lembramos de estar presente. Às vezes somos lembrados; por um estímulo interno para dividir a atenção, para despertar, mostrando um mundo mais elevado dentro de nós. Este é o significado da sentença esotérica 'Como acima, assim abaixo', onde o caos dos muitos Eus abaixo obscurece o mundo elevado acima, enquanto que quando este mundo elevado se manifesta, os muitos Eus voltam para os seus lugares. O ser humano é a ponte entre o mundo inferior e o divino.

Quando uma pessoa percebe que o mundo inferior, o mundo dos muitos Eus, ocupa nossa mente ao custo de nossa consciência, ela redireciona o equilíbrio e parte para uma existência superior. Porém, requer preparação para viajar entre os dois mundos do cosmos de um ser, uma viagem para longe do mecânico para o 'retiro' da presença. É um trabalho consciente, subir acima dos muitos Eus para o topo da presença.

Subimos em direção a Deus, o divino interior. A ascensão é difícil, e esquecemos as razões para tanto empenho. Porém, sem fôlego após o esforço, observando a vista obtida, somos relembrados das razões da escalada. O barulho do mundo inferior está longe. Neste lugar interior elevado, o ar é puro, a vista é aberta em todas as direções, estamos vazios de tudo exceto um estado claro de presença, e gratidão por ter feito a escalada. O caminho, a subida, a técnica para o despertar é sagrado. Do alto de uma montanha tibetana, Gampopa disse, 'É o maior milagre quando uma pessoa desperta do sono.'

Esta escalada para Deus é obscurecida pelo mundo inferior. Todos os interesses, desejos, aspirações, que vêm tão facilmente, o que queremos, o que gostamos, o que temos interesse, todos os Eus que fluem naturalmente para dentro de nós como água num canal. Rumi encontra o mesmo em si, dizendo, 'Que tipo de oração é esta, estar sentado dentro da mesquita com o meu coração no bazar?' O caminho para esta estonteante, milagrosa escalada está amontoado com as coisas do mundo. Porém quando estabelecemos a importância de estar presente, a possibilidade de uma nova vida se abre. Não mudando as coisas externas, mas ajustando a vida interior para uma viagem ao Eu Superior. Separando-se do mundo exterior, enfatizando o interior, tornando-se pronto para o eterno.

As escolas constróem monumentos para simbolizar esta viagem. O templo Budista Borobudur, na ilha de Java na Indonésia, é chamado de 'montanha inexplicável do acúmulo das virtudes', onde a virtude é o acúmulo dos momentos conscientes. O templo é uma estrutura enorme, é uma 'oração em pedra' como um arqueólogo o descreveu. Ele também representa uma jornada interior; uma escalada de três milhas da base ao topo, através de entalhes da vida do Buda chamada 'Descoberta da Peça', até a estupa no décimo nível onde a pessoa se ergue em presença, como uma chama entre a fronte.

 


Pensamentos relacionados

As pessoas vão e vêm pela porta onde os dois mundos se encontram. A porta é circular e aberta. Não volte a dormir.
Rumi 

O coração tem cento e uma artérias; uma delas vai até a cabeça. Aquele que escalar através disto alcançará imortalidade.
Upanishads   

Agora Alah me transporta da casa do mundo que é temporal para a casa do outro mundo que é eterna.
As Mil e Uma Noites

Aqueles que estão estabelecidos na Verdade vão para cima.
Bhagavad-Gita

A língua Grega deriva sua palavra para 'homem' pelo fato de que ele olha para cima.
Pedro de Damasco

Qualquer um que queira subir para o topo daquela montanha - ou seja, para aperfeiçoar a virtude, saberá quão duro é a subida, e como a tentativa é amaldiçoada a falhar sem a ajuda da Palavra.
Bernard de Clairvaux:

O silêncio significa o vazamento de todos os pensamentos, mesmo aqueles que são divinos; pois dando a nossa atenção para eles porque eles são bons, nós estaremos perdendo o que é melhor.
Gregório de Sinai

Porque você carrega uma carga de livros em suas costas ao escalar esta montanha, se somente alguns pensamentos de Deus vão acender o fogo divino?
Hafiz

Quando você se livrar da idéia de si, a montanha ruirá.
Huineng

O verdadeiro milagre é o cair do véu.
Ibn Arabi 

Templo Borubudur, Java, Indonésia. O lendário arquiteto de Borobudur, Gunadharma, é conhecido por "sustentar a vara de medida, saber as divisões e acreditar ser composto por partes."


Contato da Newsletter
Clique aqui para enviar um email para o editor. Nós recebemos com prazer os seus emails e responderemos a todos individualmente. Fale-nos se existe algum tópico que você gostaria de ler nas próximas edições.

Mande-nos seu feedback
Se você quiser dar nota para esta newsletter ou oferecer seu feedback, clique aqui para preencher o formulário de resposta.

Leia a newsletter em outras línguas.
Clique aqui para ver a newsletter em outras línguas.

Receba edições anteriores
Clique aqui para entrar nos arquivos.

Envie esta edição
Clique aqui para enviar esta newsletter para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre a Fellowhip of Friends.

Para se inscrever
Se você recebeu esta newsletter de um amigo, clique aqui para se inscrever.

Retirar-me da lista de assinantes
Clique aqui ou use o link ‘retirar-me de forma segura’ no rodapé da newsletter.

Veja o nosso web site em 10 línguas
Clique nas línguas abaixo:
English
Spanish Italian Portuguese Russian
German Magyar French Czech
Japanese

Participe das nossas palestras introdutórias de graça
A Fellowship of Friends é uma escola do Quarto Caminho. Nós oferecemos palestras introdutórias nos centros espalhados no mundo. Para informações clique aqui para nos enviar um email ou chame (nos EUA) 800-642-0212

Contate um centro perto de você
Clique aqui para ver a lista dos centros no mundo.


Fellowship of Friends, Inc.
(organização religiosa sem fins lucrativos)
P.O. Box 100 · Oregon House, CA 95962
copyright © 2007 · todos os direitos reservados

Nenhum trecho desta newsletter poderá ser copiado, impresso ou publicado em qualquer meio, sem a permissão por escrito da Fellowship of Friends, Inc.

(Esta imagem foi reproduzida aqui com finalidade exclusivamente educacional e sem outro propósito)