Leia esta newsletter em outros idiomas  
 
FEVEREIRO DE 2006 • Vol 3, No 2
Presença • Despertar • Centros Superiores • O Amado • Deus

Estar Presente

Uma newsletter mensal para colocar as idéias do Quarto Caminho em prática.

Publicado pela Fellowship of Friends, Inc.



Escutar com Presença  

Uma forma prática de promover a presença é escutar com a atenção dividida: notar conscientemente os sons ao seu redor, como um carro passando, as pessoas movendo-se, portas fechando, o vento soprando, o refrigerador zunindo, e assim por diante. No entanto, o principal é ouvir esses sons e ao mesmo tempo ser capaz de perceber a si mesmo, ouvindo. Com a atenção dividida, ouvir torna-se um catalisador para firmar e reafirmar a presença.

Um som frequentemente ouvido, mas que realmente não escutamos é o som de uma pessoa falando. Percebemos o significado geral do que querem dizer, mas não ouvimos cada palavra e não estamos simultaneamente atentos a nós mesmos, escutando. Isto porque existe entre nós o véu da imaginação, nos vários graus do segundo estado de consciência. Em vez de estarmos presentes ao que é dito, caímos na armadilha das nossas reações, ou estamos antecipando o que dizer assim que tivermos a oportunidade, ou então estamos completamente distraídos por pensamentos sobre algum outro assunto. ‘Eus’ originados nos quatro centros inferiores constantemente interferem com a presença. Como diz Robert Earl Burton, o fundador da Fellowship of Friends: “A parte intelectual do centro instintivo manipula os quatro centros inferiores e irá mantê-lo em imaginação, não escutando outras pessoas quando estiverem falando.

Quando a imaginação atinge graus extremos, não somos capazes de ouvir nada, assim como também nada vemos. A névoa é muito densa, a atenção muito frágil. É chocante sair da imaginação—despertar—e perceber que apesar dos nossos olhos e ouvidos estarem abertos, estivemos completamente alheios ao que estava ocorrendo no momento.

Algo que ajuda a divisão da atenção ao ouvir outras pessoas é olhar a pessoa que fala com leveza, não de forma intensa. Outra maneira é permitir que a pessoa termine o que tem a dizer, sem interrompê-la. Você também pode prosseguir um passo além e não responder quando a pessoa terminar de falar. Tente permanecer em silêncio ao menos por alguns momentos. Ao fazer isto a presença é estimulada e prolongada. É o que quis dizer Rumi, o poeta sufi: “Cerra a porta da linguagem e abre a janela do amor". A janela da presença.

Escutar outras pessoas é uma técnica, a mesma que pode ser usada ao ouvir música. Por exemplo: coloque música instrumental para ouvir, com o objetivo de escutar cada uma das notas com atenção dividida e também de afastar todos os pensamentos que possam atrapalhar seu objetivo. Tente fazer isto por cinco minutos. Você verá, como diz Burton que: “O ser inferior oferecerá um formidável banquete de temas, todos tentadores, para afastá-lo do presente." Provavelmente você não notará o momento no qual distraiu-se em imaginação, mas perceberá o retorno ao presente. Neste momento, quando a presença volta à nossa percepção, tente firmá-la e prolongá-la.

Os músicos profissionais ouvem música melhor que a maioria de nós porque treinaram sua atenção para ouvir, porém mesmo eles não ouvem com atenção dividida. A flecha que representa sua atenção dirige-se em um só sentido, para a música. Sem a atenção dividida, as pessoas não estão simultaneamente atentas a si mesmas ouvindo, ou seja, não ocorre uma transformação consciente.

A transformação tem a ver com a essência; aquela simples percepção que nasce em cada um de nós e que é visível nas criancinhas. A essência é um estado sem palavras, sem complicações, que simplesmente olha e escuta sem padronização de pensamentos. Quando esse estado lembra de si—quando a essência faz-se presente com a divisão da atenção—conscientemente transforma-se e essa transformação da percepção conduz aos centros superiores.

Uma amostra da clareza dos centros superiores pode ser provada ao olharmos e escutarmos com presença, nada mais. Como o sufi Hafiz expressou: &ldquoça o que está à sua volta—agora mesmo".


Veja o nosso web site em 9 línguas

 English English     Deutsch Deutsch     Español Español    Français Français    Italiano Italiano  

 Magyar Magyar     Português Português  Russian Russian
Czech Czech


Outros links de interesse em nosso site

• Vídeos de Robert Burton ensinando

Livros de Robert Burton e Girard Haven

• Chaves esotéricas para a compreensão da Bíblia


Palestras introdutórias —mensais
Oferecemos uma série de palestras introdutórias em muitas cidades do mundo. Os interessados poderão:
• Nos Estados Unidos, telefonar para obter informações (1-800-642-0212),
ou
Encontre um centro próximo a você.

1 — Um Panorama do Sistema
• O sistema é um antigo conhecimento objetivo
• O homem como microcosmo pode transcender a si mesmo
• As Escolas usam métodos precisos para o despertar

2 — Os Quatro Centros Inferiores (requer a palestra 1)
• Observações sobre o funcionamento dos centros inferiores
• Reconhecendo quando os centros inferiores tomam o lugar da presença
• Usando os centros inferiores para alcançar os centros superiores

3 — Promovendo e Prolongando a Presença
(requer as palestras 1 e 2)
• O desenvolvimento do mordomo e das partes intelectuais dos centros
• Métodos específicospara promover e prolongar a presença


Informação sobre filiação
A Fellowship of Friends, Inc. é uma escola do Quarto Caminho com centros ao redor do mundo. A filiação renova-se mensalmente. Maiores detalhes:
Encontre um centro próximo a você.
• Email contact@beingpresent.org.

• Nos Estados Unidos, telefone a 1-800-642-0212.


Estátua representando a Vitória, folheada a ouro. Coleção da Fellowship of Friends.

Pensamentos sobre o ouvir
Ao ouvir algo, você deverá fazê-lo com a mente livre. Se ao mesmo tempo os seus pensamentos continuarem, sua mente nunca estará livre para ouvir.
Peter Ouspensky   
Algumas pessoas recebem impressões externas com facilidade, mas também facilmente as eliminam—falando.
Rodney Collin
Ouvir música é uma experiência em geral muito mais bela que ouvir os próprios muitos ‘eus’. Uma forma de lembrar de si mesmo é ouvir as pessoas quando falam.
Robert Earl Burton  
Quando cessarem as palavras e você puder suportar o silêncio, este então é o momento para tentar ouvir o que os olhos do Amado querem dizer.
Hafiz   
Since in order to speak, one must first listen, learn to speak by listening.
Jalaluddin Rumi 
Listen and attend with the ear of your heart.
São Benedito
Escute com constância.
Bias

No silêncio da presença você encontrará a centelha da vida.
Jalaluddin Rumi  



Contate-nos
Uma pergunta ou interesse? Escreva a editor@beingpresent.org

Encaminhar esta edição
Favor
encaminhar a newsletter a alguém que possa ter interesse em conhecer o Quarto Caminho e a Fellowship of Friends.

Assinatura
Vá até o formulário de assinatura.

Envie-nos seus comentários
Esta newsletter é útil? Escreva-nos no formulário de resposta.

Ver edições anteriores

Retirar-me da lista de assinantes
Use o link ‘retirar-me de forma segura’ ou contate=nos.


A Fellowship of Friends, Inc.
(organização religiosa sem fins lucrativos)
P.O. Box 100 · Oregon House, CA 95962
copyright © 2005 · todos os direitos reservados

Nenhum trecho desta newsletter poderá ser copiado, impresso, ou publicado em qualquer meio, sem a permissão por escrito da Fellowship of Friends, Inc.