Leia esta newsletter em 12 idiomas  
 
JUNHO 2005 • Vol 2, No 6
Presença • Despertar • Centros Superiores • O Amado • Deus
Estar Presente

Publicado pela Fellowship of Friends



Essência e Personalidade

A parte de nós que pode estar presente e transcender conscientemente a si mesmo é aquilo que o sistema chama de essência. Como disse Ouspensky: “Sono, despertar, consciência—tudo isto não tem a ver com a personalidade, mas com a essência. O verdadeiro desenvolvimento está na essência.”

A essência é quem somos quando nascemos: nossa raça, química corpórea, tendências e talentos, e a maneira como respondemos ao mundo exterior. Cada um de nós, por exemplo, tem uma distinta disposição para o trabalho físico, os esportes, viagens, estudos, negócios e as artes. Nossos interesses e preferências naturais não são algo que aprendemos. São apenas parte de quem somos.

Por outro lado, a personalidade é aquilo que nos tornamos. É tudo o que aprendemos, tudo o que nos ensinam, tudo o que imitamos. Aprendemos, por exemplo, o comportamento social, ensinam-nos certas habilidades e profissões, imitamos opiniões, posturas e expressões faciais. Tudo isto assume uma vida própria e imaginária que gradualmente toma o lugar da essência. Ficamos artificialmente complicados e perdemos o contato com a nossa natureza mais simples.

Podemos ver a essência nas crianças pequenas, ainda inocentes, puras e interessadas em tudo ao seu redor. Elas não são pretensiosas, nem mostram preocupações. Elas não vivem para o amanhã. Simplesmente, existem como são no momento presente. Como indica Robert Earl Burton: “As crianças vêem aquilo que está no seu ambiente, enquanto os adultos estão saturados.” A razão disto é que o estado interno das crianças é muito próximo do terceiro estado de consciência. A diferença está no fato de que o estado das crianças não inclui a divisão da atenção o que as faz existir num estado de fascinação, e não de presença.

A essência, em sua forma mais pura, é um estado simples que não está ciente de si mesmo. Entretanto, a personalidade consiste de funções que incluem a maioria dos nossos ’eus', atitudes, preconceitos e comportamentos. Essas funções servem a um propósito, mas mesmo assim não podem estar conscientes de si mesmas; não podem estar presentes. O estado de essência, no entanto, pode tornar-se presente por meio da divisão da atenção. Pode assim observar as funções e estar ciente de si observando-as. Como frequentemente nos lembra Burton: “Você não é o que está observando. Você é aquilo que observa.” Na medida em que a essência torna-se ciente de si mesma, a presença a transforma em estados superiores de consciência.

Para que isto ocorra com sucesso, algumas das funções da personalidade precisam apoiar a essência no seu esforço para estar presente. Por exemplo: a parte mais elevada da personalidade é o mordomo e as pasrtes intelectuais dos centros, que originam os ‘eus’ de trabalho. Essas partes não podem estar presentes por si mesmas, mas podem promover a presença ao empurrarem a essência nessa direção. Elas agem como andaimes para que a essência possa aprender a estar presente por si mesma. Como diz Burton: “Para a personalidade, o desenvolvimento significa a personalidade verdadeira desenvolvendo ‘eus’ de trabalho e a essência desejando estar presente.” Complementa dizendo que os ‘eus’ de trabalho por si não são suficientes; a essência tem que estar por trás deles e presente.

Ouspensky explicou que funcionando corretamente, a personalidade é um escudo para a essência, protegendo-a das influências planetárias danosas e das mudanças extremas do clima. Isto é ainda mais verdadeiro do ponto de vista interior, onde o funcionamento correto da personalidade é proteger a essência das influências mecânicas da imaginação, daidentificação , e das emoções negativas, que alteram a essência e a impedem de estar presente.

Enquanto a personalidade adere aos ‘eus’ mecânicos, é chamada de personalidade falsa, pois reforça tudo aquilo que em nós é falso e imaginário. Porém, na medida em que afasta a mecanicidade e promove a presença, é denominada personalidade verdadeira, pois nutre aquilo que é verdadeiro—a divina presença do nosso ser real. Com o apoio da personalidade verdadeira podemos dividir a atenção e por meio da atenção dividida podemos retornar ao estado de essência, mas desta feita com presença consciente. Para citar Hafiz: “O Amado, com suas próprias mãos, como uma preciosa criança, está elevando a si mesmo em ti.”


Veja nosso site em 8 línguas

 English English        Deutsch Deutsch      Español Español      Français Français

  Italiano Italiano       Magyar Magyar       Português Português    Russian Russian


Outros links de interesse em nosso site
•Vídeos de Robert Earl Burton ensinando
Leituras sugeridas sobre as idéias do Quarto Caminho
• Chaves esotéricas para a compreensão da Bíblia


Palestras introdutórias —mensais
Oferecemos uma série de palestras introdutórias em muitas cidades do mundo. Os interessados poderão:
• Nos Estados Unidos, telefonar para obter informações (1-800-642-0212),
ou
Encontre um centro próximo a você.

1— Um Panorama do Sistema
O sistema é antigo, conhecimento objetivo?
Homem como microcosmo pode transcender a si mesmo
As Escolas usam métodos precisos para o despertar

2— Os Quatro Centros Inferiores (requer a palestra 1)
Observações sobre o funcionamento dos centros inferiores
Reconhecendo quando os centros inferiores tomam o lugar da presença
Usando os centros inferiores para alcançar os centros superiores

3 Promovendo e Prolongando a Presença
(requer as palestras 1 e 2)
O desenvolvimento do mordomo e das partes intelectuais dos centros
• Métodos específicospara promover e prolongar a presença


Informação sobre filiação
A Fellowship of Friends é uma escola do Quarto Caminho com centros ao redor do mundo. A filiação renova-se mensalmente. Maiores detalhes:
Encontre um centro próximo a você.
• Email contact@beingpresent.org.

• Nos Estados Unidos, telefone a 1-800-642-0212.


Menino de bronze. Acervo da Fellowship of Friends.

Pensamentos sobre essência
O verdadeiro Eu de um homem, sua individualidade pode crescer apenas da sua própria essência.
George Gurdjieff
Uma personalidade forte significa uma forte influência daquilo que não é seu, daquilo que você adquiriu—palavras de outras pessoas, teorias e pontos de vista de outras pessoas. Isto tudo pode formar uma casca tão espessa ao redor da essência que nada pode penetrá-la e alcançar aquilo que você é. ?Peter Ouspensky
Peter Ouspensky
A lembrança de si e apenas a lembrança de si torna o homem capaz de perder a camada mais externa da personalidade, de sentir e agir livremente a partir da própria essência, ou seja, de ser ele mesmo.
Rodney Collin
A presença é um processo simples e imperceptível. Presença é a essência ciente de si mesma. Nas escolas a essência desenvolve-se em presença. A essência floresce na presença. Nunca imagine que a sabedoria seja mais do que a presença consciente da criança que existe em você.
Robert Earl Burton
O estudante deve retornar ao estado de criança que perdeu.
Pensamento tibetano
A menos que se tornem como criancinhas, vocês não entrarão no reino dos céus.
Jesus
Abandone os pensamentos complicados para ver a resposta oculta.
Jalaluddin Rumi
A essência de Deus é simples e invisível e essencialmente de nada necessita.
Philokalia
A linguagem da verdade é simples.
Eurípides
Para a mente intelectual, uma criança deve aprender, crescer e tornar-se um adulto. Mas no estado de amor, você vê homens mais velhos ficando cada vez mais jovens.
Jalaluddin Rumi  



Contate-nos
Uma pergunta ou interesse? Escreva a editor@beingpresent.org

Encaminhar esta edição
Favor encaminhar a newsletter a alguém que possa ter interesse em conhecer o Quarto Caminho e a Fellowship of Friends.

Assinatura
Vá até o formulário de assinatura.

Envie-nos seus comentários
Esta newsletter é útil? Escreva-nos no formulário de resposta.

Ver edições anteriores

Retirar-me da lista de assinantes
Use o link ‘retirar-me de forma segura’ no rodapé da newsletter.


Fellowship of Friends
(uma organização sem fins lucrativos)
P.O. Box 100 · Oregon House, CA 95962
copyright © 2005 · todos os direitos reservados

Nenhum trecho desta newsletter poderá ser copiado, impresso, ou publicado em qualquer meio, sem a permissão por escrito da Fellowship of Friends.